REFENO: Regata Internacional Recife

E como todo o ano, chegou a época do REFENO. E claro que a parada em Noronha é obrigatória. Criada em 1986, com 22 participantes, em 2022 já se somam 81 embarcações.

Refeno chega à 33ª edição rodeada e boas expectativas. Os barcos partem do Marco Zero, ponto turístico do Recife, e seguem com destino a ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes. São um total de 300 milhas náuticas de percurso, ou 560 km entre o céu e o mar.

Organizada pela Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o Refeno quebrou um recorde em 2004, com mais de 140 arcos inscritos na regata. Veleiros de tamanhos e categorias diferentes, de várias partes do mundo. E o grande vencedor foi Ave Rara, um trimarã de Pernambuco, embarcação espartana e muito veloz, comandada pelo Vicente Gallo.

A Premiação
Não é apenas o barco que chega em primeiro que recebe prêmio na regata mais charmosa do Brasil. Além do Fita Azul, os 3 primeiros colocados das diversas classes também recebem troféus.

Outras premiações também fazem a alegria dos competidores, como o 1º estrangeiro a cruzar a linha de chegada, o barco que vem de mais longe, o tripulante mais jovem, o mais velho e o barco com maior percentual de mulheres a cruzar a linha de chegada e não termina por ai. Ainda tem prêmio para o penúltimo colocado que leva o Troféu Tamar: tartaruga marinha. E é assim, festejando do primeiro ao último colocado, que a Refeno faz sucesso. Ela é muito mais do que uma simples competição; um ponto de encontro de amigos, que escolheram a vela como estilo de vida.

Os barcos saíram do Marco Zero, neste sábado (24/09) à tarde.
Já a Fita Azul foi do Aventureiro 4 (PE), comandante Hans Hutzler, que fez a navegação sozinho. Ele foi o primeiro a cruzar o Mirante do Boldró neste domingo (25/09) – já depois das 23h (horário local) e 22h (do Recife) -, consequentemente sendo o Fita Azul da Refeno 2022. O catamarã completou as 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha em 32 horas, 49 minutos e 56 segundos.

site oficial da competição

.