Etapa do Mundial de Surf 2020 é confirmada em Noronha para fevereiro

Pelo segundo ano consecutivo, a competição que reúne 128 atletas, terá início na ilha. A competição está prevista entre os dias 11 e 16/02, na Praia da Cacimba do Padre.
 
De acordo com a matéria do Folha Pernambuco e o site Innersport, o QS 6000 do Circuito Qualifying Series da World Surf League (WSL) está confirmado inclusive com grandes chances de ter elevado o seu status para 10000, o nível máximo de pontuação e premiação. Quem garante é o secretário de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco, Fred Amancio, que levou para a ilha surfistas de 20 países.

 
No ano de 2019, a competição foi viabilizada através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, via Secretaria de Educação e Esporte. Para 2020, também contaremos com o mesmo viés.
 
“Queremos crescer e estamos buscando caminhos para conseguir mais apoiadores. Não queremos o mesmo Hang Loose, estamos de olho no campeonato de 10 mil pontos. Já estamos fixados nessa meta, destacou o secretário de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco.”

“O surfe brasileiro vive o momento mais especial da sua história”, continua Ivan Martinho a entrevista para o site Innersport. “Temos 3 campeões mundiais e conquistamos o título por 4 x nos últimos 6 anos, mostrando a predominância dos nossos atletas. O Italo Ferreira ganhou o título mundial decidido numa final brasileira com Gabriel Medina, na última bateria do ano em Pipeline. O Lucas Vicente já tinha sido campeão mundial Pro Junior em Taiwan, a Chloé Calmon foi medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Peru e vice-campeã mundial de Longboard, a Tainá Hinckel foi bicampeã sul-americana Pro Junior e vamos estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com 4 atletas tendo grandes chances de medalhas no Japão”.

O Hang Loose Pro Contest estreou no circuito mundial em 1986, na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Após sua estréia, o local seguinte foi a Praia das Pitangueiras, em Guarujá (SP), pela Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), até chegar em Fernando de Noronha no ano 2000. Passados 27 anos de campeonatos, sendo 13 seguidos na Cacimba do Padre até 2012, o evento deu uma parada e só voltou em 2016, com a edição comemorativa de 30 Anos no mesmo palco, onde tudo começou (Praia da Joaquina). Ou seja, o caminho do início se repetiu. Já em 2017, a competição passou pelo litoral paulista, na Praia de Maresias, em São Sebastião, e finalmente retornou a Noronha ano passado.
 
Depois do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, a próxima competição será o Claro Open Pro – Copa Tubos com status QS 3000 nos dias 24 a 29 de março em Punta Hermosa, no Peru. Já a 3ª é o tradicional Rip Curl Pro Playa Grande QS 1500, de 8 a 12 de abril, em Mar del Plata, na Argentina.

fotos divulgação: Daniel Smorigo / WSL

fotos do campeonato mundial de surfe em Noronha / 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *