Dia da Ave, 5 de outubro

No dia da AVE, vamos de curiosidades sobre o Beija-Flor. 

Um dos elementos de maior beleza no Beija-Flor são suas cores cintilantes. Ao contrário do que se pensa, os brilhos de suas cores não vêm da pigmentação das penas, acredita? E sim do resultado de um fenômeno conhecido como iridescência. E acontece quando as cores do arco-íris são refletidas em uma superfície. Não à toa, fatores como nível de iluminação, umidade, ângulo de visão e desgastes podem alterar as cores de um beija-flor.

 Outra curiosidade é que além de ser um dos poucos pássaros que consegue ficar parado no ar, é sua capacidade de voar para trás. Além de ser o menor pássaro do mundo, essa pequena ave é um verdadeiro comilão. Como o Beija-Flor gasta muita energia para voar, pelas suas habilidades especiais ditas a cima, ele come de 5 a 8 vezes por hora. O que significa de 8 a 10 vezes o peso do seu corpo.

Mas, afinal, o que ele come?
90% de sua alimentação vem do néctar das flores, com rápida liberação de energia, e o restante vem do pólen e pequenos invertebrados. 

 Afinal, quantas vezes batem suas asas? 
Vão até 80 vezes por segundo. Contudo, as câmeras tradicionais só conseguem captar 30 quadros por segundo, que é a quantidade confortável para os olhos humanos.

 O Beija-Flor percorre quantos quilômetros?
Essa miniatura percorre milhares de quilômetros em suas migrações e podem alcançar um país a outro. Como o Beija-Flor-Rufous, por exemplo, que vai do Alaska até o México, em busca de alimento.