Sabe a diferença entre siri e caranguejo?

Esse é o único perfil oficial do BAR DO MEIO NORONHA. Não aceite promoções, descontos ou códigos de cupons que não sejam nossos. Verifique com cuidado antes de enviar seus dados. Você pode ser vítima de golpe virtual. Infelizmente existem pessoas de má fé, que podem usar seu número de telefone, clonar e fazer maldades com seus dados em mãos.
Esse golpe pode ocorrer não só usando o nome do Bar do Meio, mas também com qualquer outro estabelecimento.

“Nos siris, elas não são pontiagudas – como nos outros caranguejos – mas achatadas e amplas. Graças a essa característica, o siri é o único caranguejo capaz de nadar”, afirma o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da USP. O tamanho varia muito de uma espécie para outra, mas os maiores siris não passam de 20 centímetros de envergadura, enquanto certos caranguejos podem chegar a até 50 centímetros. Para completar, existem ainda algumas diferenças de hábitos entre eles.

Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos – não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.

Detalhes tão pequenos:

lateral do corpo e patas traseiras distinguem siris dos outros caranguejos.

• SIRI

As laterais do corpo são pontiagudas
O par de patas traseiro é mais achatado e elas funcionam como nadadeiras, além de serem exclusivos de água salgada.
__________________________

• CARANGUEJO
A lateral do corpo não tem nenhuma grande saliência. Todas as patas são pontudas e podem viver em água doce quanto água salgada.

Por que o cargueiro anda de lado?

Porque é dessa forma que as juntas de suas patas se dobram. Ao serem flexionadas, as patas de um lado do corpo do caranguejo o puxam no sentido lateral e as do outro lado do corpo ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido. “A movimentação das patas deles é mais eficiente lateralmente, porém os caranguejos também são capazes de andar para a frente, só que mais devagar”, diz o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da Universidade de São Paulo (USP). Os caranguejos pertencem ao filo dos artrópodes – que reúne animais com patas articuladas – e à classe dos crustáceos, da qual também fazem parte os camarões. Eles têm cinco pares de patas, sendo que as duas da frente evoluíram para afiadas garras que são usadas para caçar e brigar com membros da mesma espécie. Os caranguejos são considerados uma espécie de urubu do mar, pois adoram carniça e todo tipo de detrito. Outra curiosidade é que alguns deles, como o aratu, apesar de não conseguirem nadar, podem subir em locais altos.

Um comentário

  1. Pingback:Sonhar com Caranguejo ou Siri - O Mundo de Hermes - 4139

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *