Porque o nome Praia da Cacimba do Padre e não Praia Morro Dois Irmãos?

Essa foto é do Morro Dois Irmãos. Uma formação rochosa que se localiza na Praia da Cacimba do Padre, em Noronha. Mas, porque o nome Praia da Cacimba do Padre, e não Praia Morro Dois Irmãos?

Curiosidades da Ilha Maravilha.

Você sabe o porque uma das melhores praias da América do Sul para a prática do surfe carrega o nome de Praia Cacimba do Padre?

Em Fernando de Noronha, uma das maiores dificuldades locais é a água. Até hoje, a população em geral, consome água dessalinizada, ou seja, água tratada do mar. Esta água, ainda que de forma potável, carrega a lenda do imaginário.

Em 1888, o então capelão do Presídio de Fernando de Noronha, o Padre Francisco Adelino de Brito Dantas, sem querer descobriu uma fonte de água potável na ilha. Esta fonte, foi considerada a melhor de toda Noronha, com 14 metros de profundidade, mesmo estando em uma região completamente deserta, próxima a Quixaba. A água da tal cacimba era tão pura que ministravam aos doentes, como água curativa.

O nome se mantem até hoje como a “Cacimba do Padre”, porque perto da fonte, ruínas indicam grandes construções do passado. É possível que seja mesmo a antiga moradia do misterioso Adelino de Brito.

Os presos que viviam por ali contam que, certas noites de lua cheia, era possível ver o fantasma do padre desencarnado, montando em uma mula toda branca. Sempre de forma mansa e etérea. A mula e o padre iam lentamente de um determinado ponto fixo até a beira da cacimba e lá paravam, por um tempo, como que guardando sua integridade, até os dias de hoje.

Não há quem se aproxime da Cacimba do Padre sem se encantar. Cheia de mistérios, mas sem infra estrutura para os transeuntes, o local ainda sim é de se apaixonar.

Essa história está escrita no livro “Guardando Céu nos Trópicos”, de 1942.

(fotos e registros Raphael Araújo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *